
Quem nunca se perguntou como ninguém percebe que Superman e Clark Kent são a mesma pessoa, apenas com os óculos para diferenciá-los? Como pode um disfarce tão “mequetrefe” enganar até mesmo a Lois Lane??
A verdade é que, segundo pesquisadores da Universidade de Nova York, os óculos podem realmente transformar a imagem de uma pessoa: estudo realizado com critérios científicos, destinado a aprimorar sistemas de identificação de rostos, mostrou que o mero uso do acessório pode enganar um número não desprezível de pessoas.
Os fãs mais “nerds” do super-herói também podem argumentar que na luta contra o crime ele não precisaria mesmo dos óculos, até porque tem até visão de raio-x e também não correria o risco de se machucar, mas que, como Clark, os óculos o ajudariam a enxergar os problemas do mundo de um ponto de vista mais “humano”, necessário para quem nasceu em Krypton.
Enfim, a conclusão é que, além de evitar confundir o homem de aço com um pássaro ou um avião, o uso dos óculos também permite enganar muita gente. Superman, quem diria, estava certo.