Por que temos visão dupla quando bebemos?

Na verdade, cada um dos nossos olhos capta uma imagem única. É o cérebro que se encarrega de formar a visão combinada, passando também a noção de profundidade. Porém, quando bebemos, as sinapses cerebrais, que são as conexões elétricas entre os neurônios, ficam prejudicadas, mais lentas, com reflexos diretos no seu desempenho, o que leva à visão duplicada. Além disso, o álcool faz com que as pupilas reajam mais lentamente no processo de dilatação e contração para regular a entrada de luz na retina, além de relaxar toda musculatura do corpo, inclusive as que estão relacionadas aos olhos.

O resultado é, literalmente, visível:  visão dupla, embaçada e ofuscamento. E isso apenas em relação aos olhos, sem contar a projeção da queda de desempenho do cérebro por todo o organismo.

Porém, não é apenas o álcool que pode causar a chamada diplopia, a visão dupla: ela pode ser causada por alguma doença relacionada aos olhos, por cansaço extremo (o mesmo problema das sinapses cerebrais) e até mesmo por óculos desajustados, ou com graduação muito desatualizada ou ainda por prescrição incorreta. Por isso, consulte o Oftalmologista e sempre faça os seus óculos em uma óptica de verdade.