Olhos – sejam de gente, sejam de cachorros – são olhos, e estão sujeitos aos mesmos problemas de refração, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Porém, esses são problemas que não recebem tratamento no mundo animal, e sequer chegam a receber diagnóstico. Assim, nunca veremos um cachorro usando, por exemplo, lentes multifocais, por mais que precise delas. Aliás, a deficiência visual dos cães, que naturalmente já têm qualidade de visão pior do que a humana, são compensadas por seu olfato apurado.
Já em relação aos óculos escuros, existem no mercado produtos especializados para a população canina, que, além de proteger os olhos da exposição aos raios UVA e UVB, também evitam irritações e até conjuntivites decorrentes de fatores externos, como poeira, ciscos e vento, especialmente em situações como veículos abertos ou em ambientes com muita areia, como em praias.
Apesar de todos os benefícios do acessório – e dos pets ficarem muito estilosos usando óculos escuros – converse antes com o Veterinário. Só ele pode confirmar, com segurança, a indicação dos óculos ideais para o seu amigão.