
Fala-se muito na assepsia das mãos para a proteção contra o corona vírus, mas o que muita gente ainda não “enxergou” é que os óculos também precisam de atenção especial: eles estão a maior parte do tempo bem em frente aos olhos, uma possível e importante entrada do vírus no organismo.
Mas, se por um lado os óculos podem ser mais um foco de transmissão, eles também funcionam como barreira de proteção: assim como as máscaras protegem a boca das gotículas de saliva que circulam pelo ar, nossos olhos ficam mais seguros por trás das lentes. Por isso, é fundamental termos especial cuidado com a higiene dos óculos:
• ALÉM DAS MÃOS, SEMPRE LAVE OS ÓCULOS.
• Os óculos devem ser lavados apenas com água e detergente neutro. Nunca use álcool, em qualquer forma, porque ele pode danificar o material da armação e os revestimentos das lentes, como filtros UV e antirreflexo.
• Esqueça por enquanto os “paninhos” especiais de limpeza: além de não eliminar o vírus, eles também podem se tornar fonte de contaminação.
• Nunca empreste ou compartilhe seus óculos com outras pessoas. Isso vale para os óculos de grau e, claro, os óculos de sol.
• Quando não estiverem em uso, mantenha os óculos sempre dentro do estojo.
A Óptica Rocco também está “de olho” nesse momento especial e adotou uma rigorosa rotina, um protocolo de cuidados para evitar contágios: a cada cliente, os consultores ópticos lavam e esterilizam as mãos; é realizada, também a cada atendimento, a assepsia completa de todas as armações experimentadas, dos balcões, espelhos e aparelhos utilizados; os equipamentos de ar condicionado recebem manutenção diária, com cuidados especiais em relação aos filtros.
Mas, se mesmo assim você se sentir mais seguro, basta ligar e agendar horário exclusivo.
Fique de olho nos seus óculos: informação é a melhor forma de prevenção.