
Até há relativamente bem pouco tempo não se usava protetor solar na pele – para se ter uma ideia, o primeiro produto com fator de proteção só foi lançado no mercado brasileiro em 1984. Porém, por meio de ampla campanha de conscientização, já existe consenso sobre a importância de usar filtro solar todos os dias para a proteger a pele não só contra queimaduras, mas também na prevenção do câncer e do envelhecimento precoce.
E os olhos?? Claro que não existe “colírio com FPS”, mas, da mesma forma que a pele, eles também precisam ser protegidos o tempo todo – e de forma ainda mais especial no verão, quando aumentam os índices de incidência dos raios UVA e UVB. E a melhor – e única! – forma de fazer isso é muito simples: usar óculos para filtrar os raios nocivos do sol. Isso quer dizer óculos escuros? Sim, mas não necessariamente: lentes sem cor não só podem, como devem receber tratamento para filtrar os raios ultravioleta. Entretanto, na claridade do sol, é evidente (literalmente) que os óculos escuros trazem mais conforto, além de ser um acessório importante na composição de um “estilo pessoal”.
Outro tema importante nessa história diz respeito a crianças e idosos: por terem os olhos mais delicados, eles precisam ainda mais dessa proteção.
Sim, proteger os olhos é importante, contudo é preciso estar sempre atento: o fator de proteção das lentes perde eficiência com o tempo e a intensidade do uso. Para saber se os seus óculos estão protegendo seus olhos de verdade, passe em uma óptica de confiança, que tenha o equipamento necessário para fazer essa medição.
Fique de olho no verão, proteja os seus olhos, uma campanha da óptica Rocco.