
Afinal, como é que aquela sujeira aparece nos óculos, apesar de todos os cuidados que tomamos e de não tocarmos as lentes com os dedos?
A resposta pode estar em uma série de fatores, como a oleosidade da pele, os vapores da transpiração, as partículas de poeira do ambiente e dos produtos usados no rosto, isso sem falar nas mechas de cabelo carregadas de seus próprios resíduos.
Mas tem mais: as novas tecnologias, como a proteção antirreflexo e a alta qualidade das lentes, com alto grau de transparência, fazem com que as manchas fiquem mais evidentes.
O jeito é incluir a higiene na rotina diária, com alguns cuidados essenciais. Para começar, nada melhor do que uma lavagem caprichada, com água corrente e detergente ou xampu neutro. Já para “quebrar o galho”, tenha sempre por perto aquele tecido de microfibra que vem com os óculos. E, por mais rápido e tentador que seja, mantenha as lentes longe das barras de camisetas, guardanapos e dos rastros de riscos que eles deixam. Os arranhões, uma vez instalados nas lentes, são danos permanentes, impossíveis de serem eliminados.
Mesmo com todos esses cuidados, inclua uma visita regular à óptica para realizar a limpeza profissional, o chamado banho ultrassônico, que deixa tudo limpinho, incluindo as armações e os cantinhos impossíveis de serem alcançados.Com as lentes devidamente limpas e transparentes, não há o que impeça você de ver o mundo como ele é: claro, definido, colorido e por longo tempo.